Projeto "Futuro em nossas mãos" transforma vida de jovens em situação de vulnerabilidade social

Conceder aos jovens de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada é o maior objetivo do projeto Futuro em Nossas Mãos, fruto da iniciativa da rede formada pela Votorantim Metais, CAT – Centro de Apoio ao Trabalho, AFEAL (Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) e o Instituto Alana, organização não governamental localizada na zona leste de São Paulo.

O Futuro em Nossas Mãos capacita jovens em situação de vulnerabilidade social em São Paulo desde 2006, tendo formado até o fim de 2014 mais de 500 jovens para atuarem em áreas da cadeia de negócios do Grupo Votorantim, como construção civil e serralheria. Neste ano, outras cinco turmas serão realizadas, totalizando cerca de 80 jovens beneficiados pelo projeto. Em São Paulo, os estudantes aprendem a fabricar esquadrias e janelas de alumínio. Já no município de Vazante, interior de Minas Gerais, o programa aposta na capacitação profissional de mulheres de baixa renda que desejam atuar no setor de corte e costura. As aulas são gratuitas e os participantes selecionados recebem materiais didáticos, vale-transporte e vale-lanche, além dos perfis de alumínio, que são utilizados nas aulas práticas para fabricação de janelas e portas, e o estampo, equipamento utilizado na fabricação das peças, ambos fornecidos pela Belmetal.

O Projeto realiza também, ao longo de seis meses, acompanhamento com todos os jovens formados e, através deste mapeamento, foi possível identificar que em termos de empregabilidade com carteira assinada, atingiu-se o resultado médio de 52%, o que representa um marco altamente expressivo pelos integrantes da rede de apoio.

Além da formação técnica, o Futuro em Nossas Mãos aborda conceitos sobre direitos e deveres do jovem como cidadão, utilização de normas e procedimentos de qualidade e segurança e princípios básicos de trabalho em equipe, empreendedorismo e criatividade, garantindo também formação humana que irá permitir aos futuros profissionais trabalhar em equipe, planejar e organizar suas atividades, ter responsabilidade e pontualidade, compromisso com a qualidade do trabalho e atuar de maneira ética.

O projeto Futuro em Nossas Mãos recebeu em 2014 o Prêmio Green Mine da revista In The Mine na categoria Ações Comunitárias. Ele também foi finalista no conceituado Ethical Corporation 2014, um dos mais importantes reconhecimentos Globais de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, na categoria Most Effective Domestic Community Investment.